Esse primeiros 1000 dias de vida caracterizam-se por um período de rápido crescimento e desenvolvimento do organismo. Neste período o corpo e os órgãos crescem, enquanto o cérebro e os sistemas digestório e imunológico se desenvolvem. Portanto, tudo que cerca a criança neste período é fundamental para sua saúde no futuro.

Os primeiros 1000 dias de vida oferecem uma janela única de oportunidades para construir uma vida mais saudável. Além dos fatores genéticos, os fatores ambientais são decisivos para a formação da saúde futura, tais como:

NUTRIÇÃO DA GESTANTE:

Durante a gestação há um crescimento surpreendente, afinal o corpo e os órgãos da criança estão sendo formados. A mãe deve fazer o pré-natal rotineiramente, acompanhada por um médico assistente, exames laboratoriais e imagem, ter uma alimentação equilibrada e saudável para formar reservas apropriadas do organismo em preparação para o aleitamento.

A qualidade é mais importante que a quantidade. E posteriormente a alimentação da criança (fator responsável por diminuir o risco do surgimento de doenças crônicas futuras como obesidade, hipertensão, diabetes, baixa estatura, alergias, doenças cardíacas…). E, claro, aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida e mantido com adição da alimentação complementar até os 2 anos de idade.

AFETO:

Vínculo é a palavra chave, troca de olhares, o explorar a relação com seu bebê em todos os sentidos, a comunicabilidade, sabe aquela conversa de mãe que a gente faz assim: “Olha, mamãe vai trocar sua fralda e colocar esta roupinha”, estas coisas, aparentemente banais, constroem relações de afeto. Aqui vale tudo, a leitura de um livro, o brincar (conexão essencial para a construção da criança) e muito, muito amor… pois o vínculo familiar é imprescindível.

O aleitamento materno também é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto e proteção entre mãe e o bebê. Higiene, educação, vacinação… entre outras condições determinantes nesta fase. Todos os detalhes são importantes na formação desse vínculo!

“Estimular a criança é o principal caminho a se seguir!”